Menu principal:
Por Ana Cristina Almeida Andrade
AIX- EN- PROVENCE........................................................................................................................................................................................................
Cidade fundada pelos romanos em 103 a.C, Aix foi atacada frequentemente pelos Visigodos, em 477d.C,e mais tarde pelos Lombardos, Francos e Sarracenos. Apesar disso, a cidade prosperou. No final do século XII ela era a capital da Provence. Como centro artístico e cultural ela atinge o seu apogeu no século XV durante o reinado do “Bom Rei René”.
Vale a pena visitar a CATHEDRALE DE ST – SAUVEUR do século XIII e ver suas portas de nogueira do século XVI, o Batistério merovíngio e os claustros românicos.
Aix ainda é um centro artístico e cultural e entre os seus museus incluem o MUSÉE GRANET, de Belas Artes e arqueologia e o MUSÉE DES TAPISSERIES (tapeçarias) no Palais L´Archevêché.
Aix é, também, chamada de “a cidade das mil fontes”. Três das mais bonitas estão no Cours Mirabeau.
O filho mais famoso de Aix é PAUL CÈZANNE. O Atelier Cézanne é mantido como quando ele morreu em 1906.
Em 1852 ingressou no Colégio Bourbon, de Aix, onde se tornou amigo íntimo de Émile Zola, que teve grande influência em sua formação literária.Estudou desenho na Academia de Desenho de Aix entre 1846 e 1848.Em 1861 vai estudar pintura em Paris. Matricula-se no Ateliê Libre – Suisse e conhece Pissarro, Monet, Sisley e Renoir.
De 1864 a 1870 divide o tempo entre Aix e Paris. Após uma estada em Aix, em 1873, vai a Auvers – sur – Oise, onde se encontra com Pissarro que o apresenta à pintura ao ar livre – O IMPRESSIONISMO.
Inicia-se então a verdadeira carreira do artista. Depois que os pais morrem, instala-se, em 1898, em uma pequena casa em Aix onde vive solitário com a velha governanta.VISITAR:VIEIL AIX: (0,4 KM DO CENTRO DA CIDADE) ANDAR PELA PARTE ANTIGA DE AIX.CATEDRALE ST. SAUVEUR.COURS MIRABEAU: LUGAR CHARMOSO PARA PASSEAR. CHEIO DE BARES E CAFÉS.MUSEE GRANETMUSEE DE ARTE (CÉZANNE)FOUNDATION VASARELY1, AVENUE MARCEL PAGNOL.JAS DE BOUFFAN (museu e prédios arquitetônicos coloridos).TERRAIN DES PEINTRES(visitar o lugar que CÉZANNE escolheu para pintar os quadros em AIX).ATELIER CÈZANNE9, AVENUE PAUL CÈZANNE(não precisa de guia. Ir ao jardim que é lindo)HOTEL DE VILLE: VER O EXTERIOR.FONTAINE D´ARGENT5, RUE DE LA FONTAINE D´ARGENT (final da rue Cours Mirabeau).LE QUARTIER MAZARIN (percorrer as ruas, os jardins etc... Leva no mínimo duas horas).LA BASTIDE DU JAS DE BOUFFAN (3.8 kms do centro).A casa da família de CÈZANNE e onde ele pintou muitos quadros. Só tour guiado é permitido).CHAPELLE PENITENTS-GRIS (CHAPELLE DES BOURRAS)15, RUE LIEUTAUDPAVILLON DE VENDOME13, RUE DE LA MOLLE(no centro de Aix tem um lindo gramado para passear ou sentar e conversar).PASSOS DE CÈZANNECAFÉ PREFERIDO DE CÉZANNE: NO CORAÇÃO DA COURS MIRABEAU – DEUX GARÇONS (53, COURS MIRABEAU: TOMAR SÓ UM DRINK PORQUE É CARO E A COMIDA NÃO É BOA)DUAS VISITAS OBRIGATÓRIAS:ATELIER CÈZANNE (ao sair do atelier continue a subir a rua até encontrar uma escadinha do lado esquerdo: no alto tem uma pracinha onde Cézanne pintou vários quadros – as réplicas estão lá)MUSEE GRANET: AS ÚNICAS 9 OBRAS DO PINTOR NA PROVANCE (BAIRRO MAZARIN)RESTAURANTES EM AIX – EN- PROVENCE.RESTAURANT PIERRE REBOUL11, PETITE RUE SAIN-JEAN(04) 42 205826(estrelado pelo Michelin).LES CLOS DE LA VIOLETTE(chef: Jean Marc Banzo)10, AVENUE DE LA VIOLETTE(04) 42 233071(almoço no jardim. +_ 50 euros. Jantar das 19:30 às 21:30)(estrelado pelo Michelin)RESTAURANT LE FORMAL32, RUE ESPARIAT(04) 42270831(+_ 174 REAIS)L`EPICURIEN RESTAURANT13, FORUM DES CARDEURS06 89 33 49 83PASTA COSYRUE D`ENTRECASTENEAUX(pedir tapas de entrada e risoto de lavanda. Sobremesa mousse de chocolate com coco).MITCH26, RUE DES TANNEURSLE POIVRE D´ANE40, PLACE DES CARDEURS(04) 42 21 32 66)(Fotos - Fonte Internet)